Dicas para encontrar o seu propósito na vida

A combinação de uma carreira de sucesso, uma família amorosa, e uma rede social forte pode parecer a receita para uma vida perfeita. No entanto, mesmo aqueles que podem verificar cada uma dessas caixas podem sentir que algo está faltando—e que “algo” é o seu propósito na vida.

“Encontrar o seu propósito” é mais do que apenas um cliché ou um sonho que nunca será realizado. Na verdade, é uma ferramenta para uma vida melhor, mais feliz e mais saudável que poucas pessoas tentam usar. Na verdade, apenas cerca de 25 por cento dos adultos americanos citam ter um claro sentido de propósito sobre o que faz suas vidas significativas.

Porque precisas de um sentido de propósito?

Um estudo de 2010 publicado na Psicologia Aplicada descobriu que indivíduos com altos níveis de bem-estar eudemônico—o que envolve ter um senso de propósito, juntamente com um senso de controle e sentimento de que o que você faz vale a pena—tendem a viver mais tempo. Os pesquisadores descobriram que as pessoas com o bem-estar mais forte eram 30 por cento menos propensas a morrer durante o período de oito anos e meio de acompanhamento.

Há também pesquisas que ligam a sensação de que você tem um senso de propósito para resultados positivos de saúde, tais como menos derrames e ataques cardíacos, melhor sono e um menor risco de demência e deficiências.

Além disso, um estudo de 2016 publicado no Journal of Research and Personality descobriu que os indivíduos que sentem um sentido de propósito ganham mais dinheiro do que os indivíduos que sentem que seu trabalho não tem significado.

Então a boa notícia é, você não tem que escolher entre ter riqueza e viver uma vida significativa. Podes encontrar mais propósito, quanto mais dinheiro ganhares.

Com todos esses benefícios, é claro que é importante encontrar propósito e significado em sua vida. Mas não é algo que possa ser determinado rapidamente.

O processo requer muita auto-reflexão, ouvir os outros e descobrir onde estão as vossas paixões. Estas sete estratégias podem ajudá-lo a revelar ou encontrar o seu propósito para que você possa começar a viver uma vida mais significativa.

Doar tempo, dinheiro ou talento

Se há apenas um hábito que você pode criar para ajudá-lo a encontrar o seu propósito, seria ajudar os outros. Pesquisas da Universidade Estadual da Flórida descobriram que ter uma forte rede social estava ligada a uma vida mais feliz. Mas ser o “doador” em um relacionamento conectou as pessoas com ter uma vida propositada.

Comportamentos altruístas podem incluir voluntariar-se para uma organização sem fins lucrativos, doar dinheiro para que você se preocupe, ou simplesmente ajudar as pessoas ao seu redor no dia-a-dia.

Se você decide passar dois sábados por mês servindo refeições em uma sopa dos pobres, ou você se oferece para levar seu vizinho idoso à mercearia uma vez por semana, fazendo algo gentil para os outros pode fazer você sentir como se sua vida tem significado.

Ouvir o Feedback

Pode ser difícil reconhecer as coisas pelas quais te sentes apaixonado às vezes. Afinal de contas, você provavelmente gosta de fazer muitas coisas diferentes e as coisas que você ama fazer podem ter se tornado tão enraizada em sua vida que você não percebe o quão importantes essas coisas são.

Rodeiem-Se De Pessoas Positivas

Como diz o ditado, tu és a companhia que tens. O que tens em comum com as pessoas que escolhes estar por perto?

Não penses em colegas de trabalho ou familiares que te sintas obrigado a ver. Pense nas pessoas com quem você escolhe passar tempo fora do trabalho e fora das funções familiares.

Iniciar Conversas Com Novas Pessoas

É fácil navegar pelas redes sociais enquanto se está sozinho no metro ou sentado num bar à espera de um amigo. Resista a esse impulso. Em vez disso, tira algum tempo para falar com as pessoas à tua volta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *