Saiba quais são os benefícios da romã para a saúde

Cercada de muito misticismo, a romã já era utilizada há milhares de anos como símbolo da fertilidade e da paixão, sendo descrita em textos bíblicos como o fruto da terra prometida por Jeová aos judeus, quando estes abandonaram o Egito, e na mitologia grega como a árvore de Afrodite, a “Deusa do Amor”, especialmente por seus poderes afrodisíacos.

Superstições à parte, o fato é que, desde muitos anos, sabe-se os benefícios da romã para a saúde humana, principalmente por suas propriedades medicinais. Originária do Mediterrâneo Oriental e do Médio Oriente, a Punica Granatum – seu nome científico – é um fruto que ainda é pouco conhecido aqui no Brasil, mas que possui em sua composição nutrientes essenciais ao funcionamento do corpo, como vitaminas C e K, proteínas, potássio, ferro, ácido fólico, fibras, oferecendo ações antioxidantes e anti-inflamatórias ao organismo, entre outras.

De aparência atraente aos olhos, com casca vermelha e conteúdo suculento, a romã nem sempre agrada a todos os paladares. Com sabor adocicado e bem singular, além de aroma hipnotizante, o fruto não tem a textura e gosto semelhante a nenhum outro fruto ou fruta que costumam ser populares entre nós brasileiros.

Por outro lado, na cozinha de quem entende de saúde e, principalmente, em outros países, a romã costuma ser usada para preparar bebidas alcoólicas, sucos, chás ou para complementar pratos doces e salgados. Ainda, há quem adore comê-la crua, estalando os seus carocinhos com a língua. Hum… Quem já experimentou, sabe do que estou falando!

Além de seu sabor único, é possível inserir a romã na alimentação para aproveitar os seus benefícios nutricionais à saúde. Se você ainda não conhece os benefícios do fruto e quer saber como inseri-lo no seu cardápio, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto. Vamos lá?

Benefícios

Como você já leu no início desse artigo, a romã é rica em vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo. Não é à toa que os portugueses trouxeram o fruto para o Brasil, utilizando-a para tratar inflamações na garganta e diarreias.

No entanto, com os recentes estudos acerca das propriedades medicinais do fruto, é possível obter outros benefícios com o seu consumo regular. Veja, a seguir, quais são os principais deles:

1 – Previne doenças cardiovasculares

Várias pesquisas já mostraram que a romã pode ajudar de maneira eficiente na melhora do fluxo sanguíneo, diminuindo os riscos de derrames e ataques cardíacos.

2 – Melhora a saúde bucal

Rica em propriedades anti-bacterianas e anti-virais, a romã pode ajudar no combate à formação de doenças nas gengivas e placas bacterianas. A ação se deve graças aos antioxidantes presentes em sua composição, que previnem e tratam as periodontites, estomatites, gengivites, dentre outras inflamações e infecções na boca.

3 – Trata problemas digestivos

A romã é utilizada desde muitos anos no tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao sistema digestivo, como diarréias, disenteria e cólera. As cascas e folhas do fruto possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar em doenças estomacais.

4 – Previne o câncer

Com alta concentração de flavonóides, substâncias antioxidantes, a romã pode ajudar a neutralizar os radicais livres, principais responsáveis por causar mutações nas células e transformarem-nas em câncer. Dentre os tipos de câncer combatidos pelo fruto estão o de mama e próstata.

5 – Combate o diabetes

Há estudos que comprovam que a romã pode ajudar a reduzir os riscos de doenças coronárias, que atingem principalmente pacientes diabéticos. Além disso, o fruto pode ajudar a reduzir o endurecimento das artérias, que inibe o surgimento de doenças cardíacas.

6 – Reduz a pressão arterial

O consumo regular de romã na sua alimentação também pode ajudar na diminuição da pressão arterial, uma vez que ela pode afinar o sangue e contribuir para a prevenção de doenças como a hipertensão, infarto e derrame.

7 – Controla o colesterol

Além de melhorar a circulação, o fruto é ideal para controlar os níveis do colesterol ruim (LDL) e manter as artérias livres de coágulos, uma vez que ele ajuda a afinar o sangue. Ainda, comer romã diariamente também pode aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), bloqueando a produção de triglicérides, atacando a gordura antes que esta se instale no corpo.

8 – Combate a anemia

Ao manter o fluxo de sangue equilibrado e saudável no corpo, a romã ajuda a prevenir o desenvolvimento da anemia, doença provocada pela má circulação sanguínea e falta de glóbulos vermelhos.

9 – Melhora a saúde da pele e cabelos

A romã é rica em vitaminas e minerais essenciais ao corpo, bem como em fibroblastos, que são substâncias responsáveis pela produção de colágeno e elastina no corpo e pela regeneração celular. Desta forma, é possível dizer que os resultados com o consumo regular do fruto ajudam a deixar a pele mais tonificada e saudável, eliminando rugas e linhas de expressão.

Já nos cabelos, os benefícios também são mais vida, resistência, força e, ainda, combate à queda dos fios.

10 – Fortalece os músculos

Devido à sua alta concentração em nitratos, ingerir romã de maneira regular pode ajudar na melhora da circulação do sangue nos músculos. Esse benefício é ideal para quem pratica atividades físicas, uma vez que estas substâncias são convertidas em nitritos durante os exercícios, substâncias que dilata os vasos e aumentam o volume de sangue bombeando nos músculos.

Para quem não sabe, durante as atividades físicas, os músculos pedem maior demanda por oxigênio e nutrientes, o que pode ser potencializado com o dilatamento dos vasos sanguíneos dos tecidos. A ideia é comer ou tomar o suco de romã antes dos treinos para conseguir mais resistência.

11 – Trata inflamações na garganta

Assim como os povos antigos, nós também podemos usar a romã para aliviar a dor e desconforto causado pelas inflamações na garganta. Isso acontece devido à presença de antioxidantes e, principalmente, de substâncias adstringentes, que provocam a contração do tecido e diminuem o inchaço e a dor.

12 – Ajuda a emagrecer

Como se não bastassem todos esses benefícios, a romã ainda pode te ajudar a emagrecer. Isso porque o fruto ajuda na absorção de gorduras e triglicerídeos pelo organismo, além de possuir baixo teor calórico, oferecendo apenas cerca de 80 calorias para cada 100 gramas do fruto.

Como consumir a romã?

A romã pode ser consumida de várias maneiras durante a alimentação, uma vez que todas as suas partes são aproveitadas, como a casca, folhas e caroços. Veja como usar cada uma delas para se beneficiar dos efeitos do fruto:

Suco

Para fazer o suco de romã, basta bater no liquidificador uma unidade do fruto, bem lavada e cortada, com 200 ml de água. Em seguida, é só coar e tomar.

Infusão

A infusão de romã é feita a partir das cascas do fruto. Para preparar, basta ferver ½ litro de água e acrescentar a casca de uma romã, bem lavada e cortada. Em seguida, espere esfriar, tampando a bebida por 10 minutos. Feito isso, coe e beba aos poucos. Você também pode usá-la para fazer gargarejo.

Chá

Para fazer o chá de romã, não tem segredo. Basta ferver as cascas cortadas de uma romã em 4 xícaras de água por 15 minutos. Em seguida, é só coar e tomar ou fazer gargarejo morno.

Fonte: greenlipobr.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *